Mais de 2.700 marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis sediados nos Estados da Bahia e Sergipe têm, a partir de hoje, um novo Comandante. Em cerimônia realizada no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior transmitiu o cargo de comandante ao Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e de autoridades civis estaduais e municipais.

Em sua ordem de serviço de assunção de cargo, o Almirante Cambra destacou a relevância da área de jurisdição do Com2ºDN para a defesa da soberania do Brasil. “A Marinha mantém, em pronto emprego, marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis distribuídos em navios e organizações militares de terra, incluindo a Força de Minagem e Varredura, o Grupamento de Patrulha Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais e organizações de apoio, destacando-se a Base Naval de Aratu – um dos maiores complexos logísticos de nossa Força -, o Centro de Intendência, o Hospital Naval e a Estação Rádio”.

O novo Comandante destacou, ainda, as atividades marítimas, hidroviárias, aquaviárias e portuárias, cada vez mais pujantes e com novas perspectivas. “A Baía de Todos os Santos, com turismo náutico; construção naval; ciência e tecnologia; transporte marítimo; pesca; esporte e recreio; os novos projetos de instalações portuárias; os recursos das águas jurisdicionais de Sergipe; e o ‘Velho Chico’ – importante via de integração e subsistência para diversas cidades -, são palcos para o desenvolvimento da ‘Economia Azul’, que se baseia no uso sustentável dos oceanos e rios. Pelo mar da Bahia fomos descobertos e iniciamos o nosso desenvolvimento”.

Por fim, o Almirante Cambra ressaltou que a Marinha, na sua atribuição legal de Autoridade Marítima Brasileira, com suas Capitanias, Delegacias e Agências – seis delas instaladas em nossa Área de Jurisdição -, e o Serviço de Sinalização Náutica do Leste, tem contribuído diretamente para o fomento dessas atividades, fiscalizando o cumprimento das leis e regulamentos no mar e águas interiores, prevenindo a poluição hídrica e zelando pela segurança do tráfego aquaviário e pela salvaguarda da vida humana, dentre outras responsabilidades.

Primeiro-Tenente (T) Tatiane Bispo Homem

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).