Recife (PE) – No dia 20 de julho, o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, acompanhado de integrantes do seu Estado-Maior, participaram da visita de orientação técnica (VOT) nos Comandos Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A atividade desenvolveu-se no contexto da Inspetoria Geral das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militar (IGPM).

Iniciando as inspeções, o General Ribeiro recebeu as honras militares no Quartel-General da Polícia Militar de Pernambuco. Na sequência, o Comandante Geral da PM, Coronel José Roberto de Santana, apresentou suas capacidades operacionais de pronto emprego e seus efetivos, além das principais demandas e propostas para as ações futuras da Instituição.

Em continuidade, o Comandante da Brigada seguiu para o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, onde foi recebido pelo Coronel BM Clóvis Fernandes Dias Ramalho, Subcomandante da Instituição. Após a apresentação de oficiais, o Coronel Ramalho fez uma ampla explanação sobre as capacidades do Corpo de Bombeiros diante de possíveis calamidades decorrentes dos desastres naturais mais comuns que assolam o estado.

A IGPM é uma atividade regulada pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) e ocorre anualmente, em coordenação com os Grandes Comandos e as Grande Unidades, e tem como objetivo acompanhar os projetos, a legislação e as necessidades de capacitação daqueles órgãos públicos estaduais, além de oferecer a oportunidade de estreitar laços entre as instituições militares, proporcionando uma significativa troca de experiência.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui