Rio de Janeiro (RJ) – Entre os dias 3 e 9 de novembro, o Comando de Operações terrestre (COTER), por meio da Divisão de Simulação de Combate, apoiou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no exercício AZUVER, do Ministério da Defesa. Oficiais-alunos das três escolas de Altos Estudos Militares das Forças Armadas participaram do maior exercício conjunto de planejamento e condução de operações militares do Ministério da Defesa, com integrantes da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício, que começou no dia 24 de setembro, tem como cenário fictício a disputa entre dois países, Azul e Vermelho, que lutam por uma determinada região. Os oficiais-alunos colocaram em prática os ensinamentos adquiridos durante os respectivos cursos, exercendo todas as funções e tarefas, tanto aquelas de um Estado-Maior Conjunto, quanto de uma Força Componente Naval, Terrestre ou Aérea.

O COTER apoiou o Ministério da Defesa com a participação de especialistas na área de simulação, empregando um sistema de comparação de Poder Relativo de Combate para gerar o resultado dos embates, bem como com o Simulador Virtual Battle Space 3 (VBS3), gerando terrenos sintéticos que permitem a imersão em ambiente virtual para a realização de reconhecimentos com uso de helicópteros e outros meios.

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).