Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O atual presidente turco, Tayyip Erdogan, reivindicou a vitória nas eleições presidenciais realizadas no último domingo, mesmo sem a confirmação oficial dos resultados finais. A afirmação foi feita durante um discurso para seus apoiadores, em que Erdogan declarou que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar por mais cinco anos. “O único vencedor é a Turquia”, comemorou Erdogan, em Istambul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Contestação da oposição

Kemal Kilicdaroglu, candidato da oposição, por outro lado, declarou que essas foram “as eleições mais injustas em anos”. Os resultados do segundo turno, segundo Kilicdaroglu, mostraram a vontade do povo turco de mudança. Ele expressou tristeza pelos “problemas” que aguardam a Turquia.

Resultados e Campanha

Segundo o Alto Conselho Eleitoral, Erdogan conquistou 52,16% dos votos válidos, enquanto a oposição obteve 47,84%. Até o momento, 99,85% dos votos foram apurados. Durante a campanha, Erdogan, líder do Partido AK, de raízes islamistas, apelou aos eleitores com uma retórica nacionalista e conservadora.

Repercussões Internacionais

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente russo, Vladimir Putin, parabenizaram Erdogan pela reeleição nas redes sociais. Putin destacou o trabalho de Erdogan à frente da República da Turquia e seu esforço para fortalecer a soberania do estado e conduzir uma política externa independente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).