A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 18/11, na sede da Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia de formalização do acordo de cooperação técnica entre a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e o Comando da Aeronáutica (COMAER). A parceria, uma iniciativa do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), por meio da DIRAP, vai possibilitar que diversos procedimentos administrativos, hoje realizados de forma manual, passem a ser digitais e automatizados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O acordo foi assinado pelo Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, por delegação de competência, e pelo Presidente Substituto da Dataprev, Gilmar Souza de Queiroz, na figura do Presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

i22111916512201313Um dos principais benefícios da integração dos sistemas da Dataprev e do COMAER será a automatização dos processos de Prova de Vida Inteligente e de desvinculação dos militares da reserva não remunerada da FAB. Para a DIRAP, essa conexão representa a redução dos procedimentos administrativos, enquanto que, para os membros do efetivo, garantirá maior agilidade e comodidade no atendimento das solicitações.  Segundo o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro Braga, a parceria é o primeiro passo para a jornada que irá ombrear a DIRAP e o Comando da Aeronáutica nas iniciativas de transformação digital no ambiente militar. “A escolha da Dataprev não foi por acaso. A instituição é uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil e vai nos auxiliar, de forma segura e qualificada, na análise de dados, no processamento de informações governamentais e, ainda, no desenvolvimento de produtos e serviços para nossos militares, servidores civis e pensionistas, com foco no apoio ao homem. É com orgulho e alegria que hoje materializamos essa parceria. Tenho certeza de que a cooperação só tende a crescer e potencializar ambas as instituições”, destacou.

i22111916511809073A conexão dos sistemas possibilitará também o cruzamento de dados com a base do Portal Gov.br, do Governo Federal, eliminando a dependência exclusiva da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), reduzindo, assim, o risco de falhas de informações e a demora na sincronização. A integração facilitará diversos processos, dentre eles a comprovação de desvinculação que são requeridas para: a ocupação de cargos públicos; a contagem de tempo de serviço ou contribuição para fins de aposentadoria no INSS; e o recebimento de benefícios, tais como abono salarial, auxílio emergencial e outros.

Segundo o Presidente Substituto da Dataprev, Gilmar Queiroz, a assinatura do acordo está alinhada com o objetivo da Dataprev de realizar a transformação digital na administração pública. “O acordo permite à Dataprev integrar as informações ao contexto das políticas trabalhista, previdenciária e assistencial, beneficiando os colaboradores da Aeronáutica. Toda a estrutura da empresa precisa estar à disposição do Governo e dos entes públicos. Eu parabenizo o Comando da Aeronáutica, que está sendo pioneiro nessa parceria e tenho certeza de que este é o início de uma produtiva relação”, afirmou.

i22111917022303041

O evento foi presidido pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Rio de Janeiro, Subdiretores da DIRAP e convidados.

DATAPREV

A Dataprev é uma empresa pública, que fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do Estado brasileiro. Tornou-se uma referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados. Guarda e faz a gestão, por exemplo, do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadorias ou salário-maternidade.

Fotos: Sargento Rocha (ACS DIRAP) e Civil Luiz Eduardo Perez (ASCOM DECEA).

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).