A Força Aérea Brasileira (FAB) foi premiada com o SPP Award (State Partnership Program Award) em Denver, Estados Unidos, em 20 de abril. A FAB, junto com a Guarda Aérea Nacional do estado de Nova York (NYANG), foi reconhecida como a melhor parceria estatal. A integração do Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB com os esquadrões da NYANG tem contribuído significativamente para a construção das capacidades de monitoramento de objetos espaciais e de acesso ao espaço, potencializando ações nos domínios terrestre, marítimo, aéreo e cibernético.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

PHOTO 2023 04 20 18 06 23

O Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), expressou orgulho pelo reconhecimento da FAB como a melhor parceria estatal dentre mais de quarenta países. Ele enfatizou a importância de investir na dimensão espacial e consolidar as capacidades espaciais no Brasil.

Antes da premiação, a comitiva da FAB participou do 38º Simpósio Espacial em Colorado Springs, EUA, onde estabeleceu contatos e discutiu temas importantes nos diversos segmentos dos Sistemas Espaciais. A participação brasileira nos exercícios e operações internacionais relacionados ao domínio espacial reforça a posição do Brasil na exploração segura do espaço exterior.

O Brigadeiro Luciano afirmou que as parcerias são excelentes ferramentas para fortalecer o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e consolidar o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).