Durante uma visita de diplomacia militar em Lima, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, e seu homólogo peruano, General de Exército David Ojeda Parra, Comandante do Exército Peruano, destacaram a Amazônia como uma área crítica de cooperação e defesa na América do Sul. A reunião entre os dois líderes militares ressaltou a necessidade urgente de integração e cooperação entre os exércitos do Brasil e do Peru, especialmente para enfrentar desafios e ameaças transnacionais comuns na região de fronteira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco em Segurança, Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

A audiência foi marcada pela discussão sobre a importância de combater delitos ambientais e transfronteiriços, além de enfatizar a proteção dos povos originários e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O General Costa Neves salientou que estas são prioridades do Comando Militar da Amazônia (CMA), refletindo o compromisso do Brasil com a segurança e a preservação ambiental da Amazônia.

Compartilhamento de Experiências e Visão Comum de Defesa

Snapinsta.app 399551932 18289388788194611 1363252987566552908 n 1080

Além da reunião com o General Ojeda Parra, o General Costa Neves teve um encontro significativo com o Chefe do Estado-Maior Geral do Exército Peruano, General de Divisão Cesar Augusto Briceño Valdivia. Neste encontro, os Oficiais Generais compartilharam experiências sobre o emprego dos exércitos na região amazônica e discutiram temas de interesse mútuo relacionados à defesa, proteção e segurança da Amazônia. Esses diálogos são fundamentais para a criação de uma visão e estratégia comuns na gestão de uma das regiões mais importantes e sensíveis do planeta.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).