Na data de 13 de junho, uma cerimônia que marcou não só a celebração do Dia da Marinha, mas também o estreitamento e fortalecimento de laços institucionais, teve lugar na Capitania dos Portos de Alagoas. O evento teve como um dos participantes de destaque o Coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, Comandante do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem ao Dia da Marinha e a Batalha Naval do Riachuelo

Snapinsta.app 353463941 217384981161664 5470606968573522841 n 1080

A solenidade, que comemorava os 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, foi conduzida pelo Capitão de Fragata Luciano da Silva Teixeira, Capitão dos Portos de Alagoas. O Dia da Marinha é uma data de grande importância para o Brasil, pois celebra a maior vitória naval do país durante a Guerra do Paraguai, que consolidou a supremacia brasileira no teatro de operações do rio Paraná.

Coronel Adelmo Recebe Título de Tripulante Honorário

Durante a celebração, o Coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho foi honrado com o título de Tripulante Honorário, uma distinção que reforça o reconhecimento da Marinha do Brasil àqueles que, mesmo não sendo da corporação, colaboram de maneira significativa para a instituição.

Uma Celebração de União e Reconhecimento

Eventos como este não só celebram momentos históricos importantes, como a Batalha Naval do Riachuelo, mas também são uma oportunidade para reforçar a união entre as diferentes forças armadas do Brasil. A entrega do título de Tripulante Honorário ao Coronel Adelmo destaca a importância da cooperação interinstitucional e do reconhecimento mútuo entre as diferentes entidades das Forças Armadas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).