Oficial de Ligação da Prefeitura Naval Argentina realiza Viagem de Observação ao 4º Distrito Naval

Como parte das atividades do Programa de Intercâmbio de 2022 entre a Diretoria de Portos e Costas e a Prefeitura Naval Argentina (PNA), foi realizada, entre 28 de novembro e 3 de dezembro, uma viagem de observação do Oficial de Ligação da PNA à Região Norte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o Prefecto Mayor Carlos Apablaza participou de visitas e atividades junto às organizações militares do 4º Distrito Naval, relacionadas à segurança da navegação aquaviária e à implantação e fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, em coordenação com outros órgãos governamentais. A visita concorreu para que o Oficial da PNA se familiarizasse com as atividades desempenhadas pelos representantes da Autoridade Marítima (AM) sediados em Belém e aprofundasse conhecimentos técnico-profissionais relacionados às atribuições da Marinha do Brasil como AM.

oficial da prefeitura naval argentina a bordo do navio partulha bocaina
Oficial da Prefeitura Naval Argentina a bordo do Navio-Patrulha “Bocaina”

Dentre as atividades realizadas, destacam-se as visitas às instalações do Centro de Comando Naval de Área (CCNA) do Comando do 4º Distrito Naval; ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e ao Navio-Patrulha “Bocaina”; ao Departamento de Simuladores e às oficinas e laboratórios do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar; ao Terminal Petroquímico de Miramar da Companhia Docas do Pará (CDP); e o acompanhamento a inspeções navais, realizadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental a um navio mercante e a embarcações de transporte de passageiros na área metropolitana de Belém.

pm carlos apablaza conhece um pouco mais sobre as hidrovias do 4o distrito naval
Prefecto Mayor Carlos Apablaza conhece um pouco mais sobre as hidrovias do 4º Distrito Naval
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).