Nesta quarta-feira, 10 de novembro, a Firjan e o Cluster Tecnológico Naval divulgaram os resultados do Grupo de Trabalho Intersetorial – Reciclagem Naval, em uma transmissão ao vivo no canal da Firjan no Youtube, em comemoração ao 2º aniversário do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura do evento foi feita pelo Presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano que falou sobre a importância do Cluster Tecnológico Naval do Rio e dos temas levantados por ele. Agradeceu ao Presidente do Conselho Administrativo do CTN-RJ “por essa iniciativa tão importante para o Estado do Rio e também pela contribuição inestimável nos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nesses últimos dois anos” em suas palavras.

O Presidente do Conselho de Administração do Cluster Tecnológico Naval do RJ, Vice-Presidente da Firjan e Diretor-Presidente do SIMDE, Carlos Erane de Aguiar, falando sobre a economia do mar, destacou que a partir do modelo de compartilhamento e relacionamento dinâmico entre as diversas empresas âncora do setor, existe a capacidade de gerar mais negócios, mais empregos e novos modelos, o que ocorre sem intervenção estatal, através de modelos de parceria e autodeterminação do capital privado por meio de arranjos locais, focalizando políticas públicas em espaços geográficos. “Temos a potencialidade local, temos as empresas âncora e sou grato em dizer que temos também a vontade de fazer as políticas públicas.”

Os resultados do Grupo de Trabalho Intersetorial foram apresentados pelo Diretor-Presidente da Emgepron, Almirante Edésio Teixeira e pelo Comandante André Sochaczewski, Coordenador do GTI.

A reunião contou também com as palavras da Deputada Estadual Célia Jordão, representante da ALERJ e do Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, José Luiz Zamith, representando o Governo do Estado. O encerramento foi feito pelo Almirante de Esquadra Ilques Barbosa.

Fonte: SIMDE