A Marinha do Brasil (MB) inaugurou, no dia 7 de dezembro, o monumento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, em Rio Grande (RS). A Cerimônia, presidida pelo Comandante do 5° Distrito Naval (Com5°DN), Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, foi mais um evento alusivo ao bicentenário da independência no País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade de inauguração na orla do Rincão da Cebola, o Comandante do 5° Distrito Naval destacou os valores do nosso Patrono: “Nessa data, portanto, reverenciamos um patriota que, com destemor, honradez, abnegação, liderança, disciplina, lealdade e desprendimento, dedicou a sua vida à Marinha e ao Brasil, tornando-se um exemplo para todos nós brasileiros”.

Ainda em suas palavras o Vice-Almirante Sílvio Luís agradeceu o apoio recebido da Sociedade Riograndina em prol de tão importante evento: “Por derradeiro, em nome da Marinha do Brasil, agradeço a todos os presentes por fazerem parte deste momento único para a nossa Força Naval, perpetuando a memória de nosso Patrono, neste ato de inauguração do monumento em sua memória.”

Alunos da Escola Civico Militar Cipriano Porto Alegre participaram da inauguracao do Monumento

Em outro momento marcante, o Com5°DN, acompanhado das demais Autoridades, realizou uma aposição floral no monumento, como forma de render justa homenagem ao Patrono da Marinha, em Rio Grande, sua terra natal. Além da presença de ilustres autoridades civis e militares, a cerimônia contou com a participação de Soamarinos, Grupo de Escoteiro do Mar e alunos da Escola Cívico Militar Cipriano Porto Alegre.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).