Foto: CMA

Em uma cerimônia significativa realizada na última segunda-feira (08), o 9º Distrito Naval, responsável pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, recebeu seu novo comandante. O Vice-Almirante Lampert tomou posse, sucedendo o Vice-Almirante Lobo, em um evento presidido pelo Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Transição de Comando

Snapinsta.app 436407070 18310222024194611 1861290729691451589 n 1080
Foto: CMA

A passagem de comando foi prestigiada pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, destacando a importância da colaboração entre as Forças Armadas na região. O General expressou gratidão ao Almirante Lobo pelo trabalho conjunto desenvolvido e acolheu o Almirante Lampert, enaltecendo as expectativas para sua gestão à frente do Distrito.

Desafios e Compromissos

Durante seu discurso de posse, o Vice-Almirante Lampert destacou sua motivação renovada e o compromisso com os desafios significativos que enfrentará. “Este marinheiro regressa à Amazônia Ocidental, ainda mais motivado, focado nos imensos desafios que apontam pela proa, cônscio da responsabilidade de honrar o legado de meus antecessores”, afirmou Lampert. Este retorno marca um momento crucial para o 9º Distrito Naval, especialmente em tempos de necessidades estratégicas e operacionais complexas na região.

Continuidade e Inovação

Snapinsta.app 435564305 18310222042194611 401862540084082461 n 1080
Foto: CMA

A cerimônia não apenas representou uma mudança de liderança, mas também reafirmou o compromisso contínuo da Marinha do Brasil com a segurança e o desenvolvimento da Amazônia Ocidental. O novo comandante traz consigo a promessa de inovação enquanto pretende manter a tradição e os valores estabelecidos por seus predecessores.

Foco Estratégico

Com a Amazônia Ocidental enfrentando uma gama de desafios ambientais e geopolíticos, a liderança do Vice-Almirante Lampert será fundamental para navegar nas complexas águas da política de defesa e cooperação regional. Sua experiência e abordagem estratégica serão vitais para fortalecer a presença naval e garantir que a Marinha continue a ser uma força de estabilidade na região.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).