Entre 22 e 25 de março, ocorre reunião de consolidação das ações do Exercício Mediano na Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Brasília. Nesses encontros, 25 militares da Pasta e das Forças Singulares trabalharão no planejamento de cenários de guerra, tipos de ameaças, meios a serem empregados e alvos que serão utilizados no treinamento militar. Além disso, também abordarão a metodologia de avaliação das atividades operacionais conjuntas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício Conjunto Meridiano será o maior treinamento conjunto do Ministério da Defesa com tropas e meios. Ocorrerá nos meses de outubro e novembro de 2021, sendo dividido em Meridiano Poti, de 25 a 28 de outubro, Meridiano Dragão, de 3 a 6 de novembro, Meridiano Ibagé, de 8 a 11 de novembro. Respectivamente nas regiões central, litoral sudeste e sul.

Na oportunidade, serão realizadas diversas atividades operacionais, dentre elas: assalto anfíbio, desembarque administrativo, controle de área marítima, patrulha marítima, guerra antissubmarino, assalto aeroterrestre, apoio aéreo aproximado, guerra Irregular, defesa antiaérea, supressão de defesa aérea inimiga, ação direta, guerra cibernética, ataque aéreo.

O Exercício Meridiano possibilitará um elevado aperfeiçoamento doutrinário, significativa interoperabilidade, bem como avaliação e mensuração de ações conjuntas, dentro de cenário e ameaças próximas do real.

Foto: Alexandre Manfrim

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).