Componentes da “OPERANTAR I” a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano”

No dia 3 de outubro, a bordo do Navio Polar “Almirante Maximiano”, foi realizada cerimônia alusiva aos 40 anos da primeira Operação “Antártica” (OPERANTAR I). A solenidade prestou homenagem aos militares e pesquisadores que embarcaram no Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, rumo à concretização de um importante passo para a elevação do Brasil à categoria de membro do Tratado Antártico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença do Diretor-Geral de Navegação, do Diretor de Hidrografia e Navegação, do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, dos componentes da primeira Operação “Antártica”, além de ex-Comandantes dos seguintes navios da Marinha do Brasil que participaram da “OPERANTAR” ao longo de seus 40 anos de história: Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, Navio Oceanográfico “Almirante Câmara”, Navio Oceanográfico “Almirante Álvaro Alberto”, Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e Navio Polar “Almirante Maximiano”.

entrega da placa comemorativa dos 40 anos da operantar
Entrega da placa comemorativa dos 40 anos da “OPERANTAR”

Como parte da celebração, os componentes da “OPERANTAR I” e os ex-comandantes dos citados navios foram homenageados. O Capitão de Mar e Guerra Eugenio José Ferreira Neiva, Observador-Chefe Científico da “OPERANTAR I”, realizou uma alocução, relembrando os momentos marcantes daquela comissão. Na ocasião, foi também realizada a entrega da placa comemorativa pelos 40 anos da Operação, além da tradicional inauguração do Azulejo da “OPERANTAR XLI”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).