Dezembro de 2023 marcou a conclusão de quatro eventos de treinamento significativos e inéditos na Marinha do Brasil (MB), realizados pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Estes cursos, destinados a preparar militares para missões de paz das Nações Unidas (ONU), incluem formações em Batalhão de Infantaria, Pelotão de Engajamento, Observador Militar e Oficial de Estado-Maior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inovações no Treinamento Militar

4

Os cursos de Batalhão de Infantaria das Nações Unidas (UNIBAT) e Pelotão de Engajamento das Nações Unidas (UNEP) são especialmente notáveis por serem os primeiros desse tipo no Brasil. O UNIBAT, com três semanas de duração, foca no preparo de oficiais para funções em Estado-Maior em unidades de infantaria em missões de paz. O UNEP, por sua vez, oferece ferramentas para os militares estabelecerem comunicação efetiva com a população civil em países anfitriões, com metade de sua composição formada por mulheres.

Relevância do Corpo de Fuzileiros Navais

3 1

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da MB mantém um Grupamento Operativo, classificado no mais elevado nível do Sistema de Prontidão de Capacidades em Operações de Paz das Nações Unidas (UNPCRS). O Brasil destaca-se como o único país com uma Força de Reação Rápida (QRF) qualificada nesse nível, reforçando sua posição estratégica em operações de paz internacionais.

Novos Cursos e Desafios Futuros

1b

Além dos cursos mencionados, o COpPazNav incorporou à sua agenda de 2023 os cursos de Observador Militar das Nações Unidas (UNMOC) e de Oficial de Estado-Maior das Nações Unidas (UNSOC). O Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Tarick Turidu da Silva Nunes Taets, encarregado do COpPazNav, anunciou planos para novos cursos em 2024, incluindo um Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate e um Curso de Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos das Nações Unidas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).