Rio de Janeiro (RJ) –  O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou, no período de 21 de novembro a 2 de dezembro, o Estágio de Preparação Específica de Militares do Segmento Feminino para Operações de Paz (EPESFOP), capacitando vinte futuras capacetes azuis, sendo dez provenientes do Exército Brasileiro e as outras dez das Polícias Militares dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Estágio tem o objetivo de viabilizar o aumento da participação feminina nas missões de paz, em consonância com uma série de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no contexto da Agenda “Mulheres, Paz e Segurança” e da “Uniformed Gender Parity Strategy”. O EPESFOP buscou a complementação de conhecimentos específicos, a fim de melhor capacitar as estagiárias para a participação em operações de paz complexas, exigindo, de forma prática, controle emocional e resistência à fadiga em situações adversas, entre outras habilidades.

A jornada do dia 2 de dezembro iniciou com uma videoconferência com o General de Divisão Affonso da Costa, Comandante do Componente Militar na Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO). Na sequência, ocorreu a cerimônia de encerramento do Estágio, com as presenças do Coronel Martins, representando o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do Coronel Victor Hugo, representando o Comando de Operações Terrestres (COTER), e do Segundo-Sargento Castilho, representando a Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil).

Fonte: Centro Conjunto de Operacoes de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).