Militares socorristas realizam triagem e atendimento inicial

O Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM), esteve presente no Navio-Aérodromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico), apoiando os adestramentos operativos do navio, no período de 7 a 9 de março. Entre os exercícios realizados, destaca-se a simulação de acidente de múltiplas vítimas em situação de emergência aeronáutica no convés de voo. Situação crítica que envolve todos os setores, essa simulação permite elevar o preparo da tripulação na rápida resolução do incidente e retorno à condição de combate.

Neste evento, foram aprimoradas as condições de triagem, atendimento inicial, controle de danos e estabilização de vítimas, linhas de comunicação e regulação de evacuação. Dentro da capacidade logística de tratamento e evacuação de baixas, a formação de equipe de preparação de evacuação é fundamental para manter a possibilidade de recebimento de novas vítimas no complexo médico. Assim sendo, o CMOpM atuou na capacitação e ampliação dos conhecimentos da referida equipe.

dwegsdr6ft7gyu8hipoliujyhtgf
Equipe de saúde do navio executa adestramento de resgate de homem ao mar

Outra atividade de igual importância foi o exercício de homem ao mar. A simulação da condição de afogamento permitiu aos militares envolvidos no resgate, transporte e tratamento de vítima executarem na prática, os conceitos assimilados nas instruções, sob supervisão e orientação da equipe do CMOpM.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).