Diretor de Hidrografia e Navegação, Diretor do CHM, ex-Diretores e convidados

No dia do aniversário da Diretoria de Hidrografia e Navegação, em 2 de fevereiro, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) inaugurou a Sala de Informações de Segurança Marítima (ISM) e as novas dependências da Divisão de Previsões Meteoceanográficas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Sala de ISM concentra no mesmo ambiente operacional o Serviço Meteorológico Marinho, que produz as previsões meteoceanográficas e avisos de mau tempo para a METAREA V, e o Serviço de Avisos-Rádio Náuticos, responsável pelas demais informações de segurança da navegação. A iniciativa atende a uma resolução da Organização Meteorológica Mundial e a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Sua implementação tem o propósito de proporcionar mais celeridade e eficiência na disseminação de alertas de navegação e previsão meteorológica, contribuindo para o incremento da segurança da navegação e para a salvaguarda da vida humana nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

inauguracao das novas dependencias da divisao de previsoes meteoceanograficas
Inauguração das novas dependências da Divisão de Previsões Meteoceanográficas

A Divisão de Previsões Meteoceanográficas, por sua vez, responsável pela divulgação das informações meteorológicas de interesse para as operações navais, de segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar na METAREA V, passa a contar com um espaço amplo, confortável e bem equipado. Com isso, proporciona-se um ambiente de trabalho mais eficiente, funcional e agradável aos militares que executam as atividades administrativas afetas ao SMM.

METAREA V é a área de responsabilidade do Brasil, perante a Organização Meteorológica Mundial, para a qual o Serviço Meteorológico Marinho emite avisos de mau tempo e previsões meteorológicas aos navegantes e toda a comunidade marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).