Manaus – Na madrugada do dia 25 de julho, o 12º Batalhão de Suprimento (12º B Sup) iniciou o deslocamento para o cumprimento do Plano Geral de Transporte-Eixo Amazônico do 2º semestre/2022. Pela primeira vez a atividade será realizada pelos modais fluvial e rodoviário. A atividade é prevista de acontecer uma vez a cada semestre com o objetivo de recompor o estoque dos órgãos provedores, mantendo a sustentabilidade do emprego das tropas do Exército Brasileiro.

De acordo com a intenção do Comando Militar da Amazônia e Ordem de Operações da 12ª Região Militar (12ª RM), o 12º B Sup planejou o deslocamento rodoviário, utilizando a BR-319 como Estrada Principal de Suprimento. O comboio é composto por 22 viaturas com a missão de transporte de carga, apoio de salvamento e manutenção, comunicações e escolta. Participam do comboio, além de viaturas e militares do 12º B Sup, elementos do Parque Regional de Manutenção da 12ª RM, do 1º Batalhão de Comunicações de Selva e do 7º Batalhão de Polícia do Exército, e, ainda, motoristas e viaturas de organizações militares da guarnição de Manaus.

As viaturas do comboio foram embarcadas em balsa no Porto da CEASA para fazer a travessia até o Porto do Careiro da Várzea e, de lá, iniciar o deslocamento. O Comandante da 12ª RM e o Comandante do 12º Batalhão de Suprimento estiveram presentes no embarque e saída das viaturas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o 12º B Sup também está transportando suprimento de diversas classes até a guarnição de Porto Velho-RO, a fim de apoiar a 17ª Brigada de Infantaria de Selva na sustentação de suas operações.

Fonte: 12º B Sup

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).