O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), a Diretoria de Fabricação (DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) cumpriram, em 11 de março, a nova etapa do Programa Estratégico do Exército Guarani: a aquisição de dados para a obtenção do Simulador de Procedimentos para Motoristas de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas (VBTP-MSR) Guarani, que foi iniciada no segundo semestre de 2021. A ação foi realizada em colaboração técnica com o Escritório de Projetos do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Engenheiros militares e técnicos da DF e do CAEx, além de engenheiros e técnicos do SENAI, participaram do evento na Seção de Testes de Viaturas da Divisão de Avaliação de Material (STVtr/DAM). Os dados adquiridos servirão de base para o software que simulará a VBTP Guarani com a torre UT-30 e com a estação de armas REMAX, ambas remotamente controladas. O simulador contribuirá para a formação técnica e operacional dos motoristas da viatura Guarani, para o aumento da segurança orgânica e para a diminuição de acidentes e de gastos na instrução.

Guarani 
O Programa Estratégico Guarani integra o Portfólio Estratégico do Exército (Ptf EE), que traz significativa quantidade de benefícios à sociedade, entre eles, o fortalecimento da base industrial de Defesa, o desenvolvimento de tecnologias duais, a geração de empregos, a projeção internacional, a paz social e a segurança.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).