No dia 29 de agosto de 2023, um marco foi atingido: o Centro de Adestramento – Leste completou 27 anos. Uma instituição que, desde sua fundação, tem sido crucial para o desenvolvimento e preparo das Forças Terrestres do Brasil. A solenidade foi repleta de rostos conhecidos e respeitados na esfera militar, refletindo a importância da ocasião.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres

Snapinsta.app 371323865 767038558760543 4073318021225353246 n 1080

Dentre os presentes na comemoração estava o Comandante da 1ª Divisão de Exército, o General de Divisão Eduardo Tavares Martins. Além dele, notórios nomes, como o Sr. General de Divisão Veterano Gláucio Lucas Alves, Gerente do Sistema de Prontidão Operacional do Comando de Operações Terrestre, e outros ilustres oficiais prestigiaram o evento. Uma menção especial vai para os Eternos Comandantes do CA – Leste, Coronel Marcos Tadeu Barros de Oliveira e Coronel Paulo César Neri dos Santos, que foram homenageados durante a cerimônia. Seu trabalho e dedicação foram reconhecidos com os Diplomas de Amigo do CA – Leste, uma honra concedida a quem tem contribuído de maneira significativa para a instituição.

A Trajetória do CA – Leste

Fundado em 21 de agosto de 1996, o Centro de Adestramento – Leste nasceu com o nome de Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx). Com o passar dos anos, e reconhecendo sua crescente importância no cenário de defesa nacional, em 2017 o centro foi rebatizado, adotando o nome de Centro de Adestramento General Álvaro Braga. Um nome que ressoa a relevância de suas atividades e a grandiosidade de sua missão.

Contribuindo para a Defesa Nacional

Snapinsta.app 371892171 1295161624441368 8176238201597948644 n 1080

O principal propósito do Centro de Adestramento – Leste é claro e nobre: contribuir para o treinamento das tropas da Força Terrestre. Ao longo de sua existência, a instituição tem sido protagonista em diversos exercícios em todo território nacional, preparando nossos militares para os mais variados desafios. Este 27º aniversário não é apenas uma celebração de sua trajetória, mas um testemunho do papel fundamental que desempenha na defesa de nosso país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).