Foto: Brasil Defesa

O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) celebrou seus 58 anos de atividade com uma cerimônia especial em suas instalações na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) no dia 1 de junho. O Esquadrão “Guerreiro” foi ativado em 28 de maio de 1965 e ao longo de sua existência tem desempenhado um papel fundamental na Marinha do Brasil, operando uma gama de aeronaves especializadas e cumprindo uma variedade de missões críticas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Capacidade única do Esquadrão Guerreiro

Com a vocação para a guerra antissubmarino (ASW), o Esquadrão Guerreiro possui uma capacidade ímpar entre os meios aéreos de nossa Esquadra. Hoje operam o moderno SH-16 “SeaHawk”, um dos meios de asas rotativas mais versáteis do mundo, capaz de executar sua missão primária de Guerra Antissubmarina (ASW), lançar ataques contra meios de superfície (ASuW), e cumprir um vasto leque de outras missões.

História rica e conquistas notáveis

Ao longo de seus 58 anos de existência, o Esquadrão operou três gerações de aeronaves e contribuiu para a missão da Marinha de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície. Durante este tempo, o Esquadrão realizou incontáveis missões, incluindo exercícios de ataques contra alvos de superfície, resgates no mar e apoio à população civil em tempos de calamidades e desastres naturais.

O Esquadrão Guerreiro é um verdadeiro pioneiro, marcando uma série de primeiras vezes e alcançando uma série de feitos memoráveis. Também recebeu um vasto número de prêmios e menções honrosas, incluindo o “Prêmio Contato CNTM”, outorgado pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComCoNTraM), e o “Troféu de Segurança de Aviação” do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAerM).

Um brinde ao futuro

A equipe do Brasil Defesa parabeniza os “Guerreiros” pelos excelentes serviços prestados à nossa pátria ao longo desses 58 anos e deseja muito sucesso em sua valorosa missão.

Ad Astra Per Aspera!

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).