De 31 de março a 8 de abril, a Marinha do Brasil, com meios e militares das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), realizou a Operação “Choque de Ordem III”. Durante a operação, 952 embarcações foram inspecionadas, resultando em 61 notificações emitidas, 10 embarcações apreendidas, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação instaurado e 146 testes de alcoolemia realizados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos da operação

O propósito da operação foi realizar ações de patrulhamento e Inspeção Naval na área de jurisdição do Com2ºDN, com foco no interior da Baía de Todos-os-Santos (BTS), em Feira de Santana e em Cabaceiras do Paraguaçu. A operação visava intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário, garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e combater delitos transfronteiriços e ambientais.

Organizações envolvidas

Participaram da operação militares e meios da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), Capitania dos Portos de Sergipe, Capitania Fluvial de Juazeiro, Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador. Além disso, também estiveram presentes integrantes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar da Bahia (COPPA-BA), Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).