O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) marcou presença no VI Seminário de Pesquisa e no VII Encontro Anual da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) nos dias 25 e 26 de outubro de 2023. Os eventos, realizados virtualmente, reuniram especialistas para discutir o futuro das operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel que o Brasil pode desempenhar nesse contexto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Desafios das Operações de Paz da ONU

Snapinsta.app 395159957 17997989849253031 3374620446491978199 n 1080

No Seminário de Pesquisa, o tema “New York, we have a problem!: Gerenciando as múltiplas crises das operações de paz da ONU” foi abordado. A Capitão CAMILA PAIVA, Instrutora do CCOPAB, apresentou um artigo sobre os desafios e oportunidades da “Operação Paraná III no Biênio 2022-2023”, em parceria com o Major SHOJI e a Dra. KARLA RIBEIRO. Em seguida, a Tenente-Coronel CHRISTIANE LIMA, também Instrutora do CCOPAB, discutiu a “Uniformed Gender Parity Strategy na MINUSCA: desafios no terreno”, em colaboração com a Capitão de Fragata ANA DE FALCO, da Marinha do Brasil.

Impactos nas Forças de Paz da ONU

Snapinsta.app 395154104 17997989870253031 2786921362528813038 n 1080

No Encontro Anual, o Coronel VAZ, Comandante do CCOPAB, apresentou no Painel “Impactos das recorrentes ameaças a peacekeepers da ONU” o tema “Ameaças atuais e seus impactos na capacitação de Peacekeepers”, moderado pelo Professor DANIEL RIO TINTO, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Essa participação do CCOPAB nos eventos da REBRAPAZ destaca o compromisso do Brasil em contribuir para o aprimoramento das operações de paz da ONU e na promoção da estabilidade global.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).