Com o propósito de facilitar a regularização da situação documental de aquaviários, navegadores amadores e suas embarcações, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) promoveram, no início do mês de fevereiro, o “Gap Itinerante”. O projeto tem por finalidade levar parte dos serviços prestados pelas Capitanias em sua sede, às localidades mais distantes, dentro da sua área de jurisdição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os dias 8 a 10 de fevereiro, a CPBA realizou o “Gap Itinerante”, nas localidades de Garapuá e Gamboa, no arquipélago de Cairu (BA). Durante a ação, foram realizados cerca de 100 atendimentos, dentre eles atualização de cadastro de aquaviários; renovação e emissão de segunda via de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR); inscrição e transferência de propriedade de embarcações; e renovação do Título de Inscrição de Embarcação (TIE).

Já nos dias 3 e 10, a CPSE realizou ações no estaleiro do Senhor Miguel (Estaleiro do Pateta), no município de Neópolis (SE), objetivando ampliar a oferta de serviços ao público que reside em regiões mais afastadas da capital Aracaju (SE). Na ocasião, foram realizados cerca de 80 atendimentos nos municípios de Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Brejo Grande.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).