A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) apoiou, em proveito da Operação Verão 2022-2023, no dia 15 de janeiro, a 162ª edição da Buscada de São Gonçalo do Amarante, tradicional procissão marítima da região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A festividade reuniu canoas, barcos pesqueiros e lanchas para homenagear o padroeiro da cidade de Itapissuma, PE, no litoral norte pernambucano. O evento consistiu no translado da imagem do santo, do município de Itamaracá, PE, até a Matriz Paroquial de São Gonçalo, em Itapissuma, PE, atravessando o Canal de Santa Cruz.

Na ocasião, foram inspecionados 61 barcos e 2 foram notificados por excesso de passageiros. Em adição,  as equipes de Inspeção Naval da CPPE averiguaram a regularidade de documentos, ordenação do tráfego aquaviário e a verificação de itens de segurança das embarcações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).