blank

Google News

No último dia 11 de maio, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e Escola de Serviço Penitenciário (ESP), com o apoio da Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência (ABEIC), promoveu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o Seminário RELEVÂNCIA DO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DA SECRETARIA DE JUSTIÇA E SISTEMA PENAL E SOCIOEDUCATIVO PARA O ESTADO.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

blank

O seminário teve como foco mostrar a importância da atividade de inteligência. O Secretário da SJSPS, Mauro Hauschild, destacou: “A Inteligência é tão fundamental que está, ao lado da integração e do investimento qualificado, como um tripé de diretrizes do programa RS Seguro. Esse programa tem permitido a redução dos números de todos os tipos de crimes no RS”.

blank

A Associação Brasileira de Estudos de Inteligência e Contrainteligência – ABEIC, evidenciou a importância da Atividade de Inteligência na Segurança Pública. Seu Presidente Coronel Fernando Montenegro, veterano e com vasto currículo profissional e acadêmico, falou diretamente de Lisboa, Portugal, sobre suas experiências nas operações especiais que comandou a ocupação dos Complexos do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro nos anos 2011/2012.

Ainda pela ABEIC, o Cel R1 Vandir P Soares Jr, especialista em planejamento estratégico, palestrou sobre as razões e os fundamentos que justificam a importância da Inteligência na Segurança Pública.

blank

O Pró-Reitor de Pós-Gradução da UFRGS, Júlio Barcelos, enfatizou que o conhecimento precisa ser desdobrado em ações estratégicas por meio da inteligência. “Quando os dados e números coletados diariamente são transformados em informação, produzimos conhecimento. Mas, para ter utilidade à sociedade, o conhecimento precisa chegar no âmbito operacional, e para isso, é preciso estratégia e inteligência”, disse.