A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), uma renomada Organização Militar ligada ao Comando do 2º Distrito Naval, foi recentemente agraciada com o prestigioso Prêmio “DPC de Qualidade”. Este reconhecimento foi concedido devido ao excepcional desempenho da Capitania no período de janeiro de 2022 a junho de 2023, destacando-se na prestação de serviços essenciais para cidadãos e comunidades ligadas ao setor náutico e portuário.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de Premiação

A honraria foi entregue em uma cerimônia especial realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, localizado no Rio de Janeiro. O evento, que também celebrou o Dia Marítimo Mundial, contou com a presença de diversas autoridades, sendo presidido pelo Comandante de Operações Navais e Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

Objetivo do Prêmio

FOTO 2

O Prêmio “DPC de Qualidade” visa não apenas reconhecer, mas também incentivar o aprimoramento contínuo dos serviços prestados pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências. A avaliação considera critérios como Atendimento ao Público, Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e Ensino Profissional Marítimo (EPM). A conquista da CPBA reflete seu compromisso inabalável com a qualidade e eficiência na prestação de seus serviços.

Palavras do Capitão

Em suas palavras, o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, expressou sua gratidão e reconhecimento a toda a equipe da CPBA. Ele destacou o papel fundamental de cada membro da tripulação, que com dedicação e comprometimento, tornou possível essa conquista inédita. O Capitão Gagno também enfatizou que o prêmio aumenta a responsabilidade da Capitania em continuar oferecendo um serviço de excelência à sociedade baiana.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).