No dia 6 de abril, foi realizada na Guarnição da Vila Militar, a cerimônia de recepção aos militares do 12º Contingente empregado na Força Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Estádio e Campo de Parada do Sampaio estiveram presentes os militares da Guarnição do Rio de Janeiro, subordinados às Organizações Militares Diretamente Subordinadas, Grandes Unidades e Grandes Comandos da área do Comando Militar do Leste (CML).

No período de 17 de setembro de 2021 a 17 de fevereiro de 2022, 471 militares do CML trabalharam no ordenamento da fronteira em Pacaraima – RR, no acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade social e na interiorização para as demais regiões do País, contribuindo para sua integração socioeconômica, atuando em cooperação com Órgãos Governamentais, Organismos Internacionais, Agências da ONU, Organizações Não Governamentais e entidades civis, religiosas e filantrópicas.

Desde o início das operações na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em 2018, foram realizados mais de 2 milhões e 100 mil atendimentos e interiorizados mais de 70 mil migrantes e refugiados venezuelanos.

Presidiu a solenidade militar o Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, acompanhado do Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Luiz Fernando Estorilho Baganha, do Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada Hermeson Nóbrega Barros de Oliveira, e do Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, .

Fonte: 1ª DE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).