Os 160 alunos da Escola Classe Alto Interlagos, localizada no Altiplano Leste, na capital federal, agora contam com atividades extracurriculares e lúdicas no contraturno escolar. Desde 16 de agosto, eles integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP), oferecido no Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG-BSB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No primeiro dia, entre as atividades, eles receberam os uniformes do Projeto e visitaram o Campus. No dia seguinte, participaram de palestra sobre a Covid-19 e formas de prevenção.

foto 1.jpeg

O Programa Forças no Esporte é realizado em parceria entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Secretaria Especial do Esporte, tendo por finalidade reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social. As crianças e os adolescentes de regiões de vulnerabilidade social têm acesso a prática de atividades esportivas, desenvolvimento da capacidade física e motora, apoio com reforço escolar e desenvolvimento de valores sociais dentro de Organizações Militares.

foto 2.jpeg

O Programa da ESG-BSB conta com parceria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Essa iniciativa prevê, também, uma pesquisa para avaliação da saúde dos alunos, com acompanhamento médico, odontológico e nutricional. Nessa organização militar, o PROFESP é oferecido quatro vezes na semana, aproximando-se de um sistema de educação integral. Os alunos são atendidos de acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19, que inclui uso de* máscara e álcool em gel, além de manterem o distanciamento social.

Com informações da ESG

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).