O Polígono de Tiro Tenente Lacerda, localizado no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul (RS), recebeu seis novos alvos do tipo pop-up como parte da revitalização de sua linha de tiro. O projeto também inclui a instalação de seis novos alvos fixos e uma segunda linha de alvos móveis nos próximos meses. As melhorias têm como objetivo principal aprimorar o treinamento e o poder de fogo dos carros de combate do Exército Brasileiro.
Tecnologia de Defesa Brasileira em Ação
Os sistemas de alvos estáticos e móveis foram desenvolvidos pela AEL Sistemas, uma empresa brasileira de tecnologia em defesa. A linha móvel compreende um trilho de 140 metros, equipado com um dispositivo que comporta o alvo e permite a sua movimentação a velocidades de até 30 km por hora. Para os alvos fixos, foram construídas novas bermas de proteção, projetadas para abrigar os dispositivos de elevação de alvos (pop-ups).
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Controle de Instrução e Demonstração de Funcionamento
A operação dos alvos é gerida por uma equipe de instrutores, treinados pela AEL Sistemas, que acompanham as atividades a partir de uma sala de direção localizada na torre de observação da pista de tiro. Utilizando um software especializado, os instrutores podem acionar a elevação e a movimentação dos alvos de acordo com as necessidades do treinamento.
O 4º Regimento de Carros de Combate conduziu uma demonstração do novo sistema para as autoridades e técnicos presentes. O General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, Comandante da 3ª Divisão de Exército, destacou a importância de combinar capacidades com instituições parceiras para superar desafios. Por sua vez, o General de Brigada Ribeiro, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sublinhou que as novas capacidades do estande de tiro oferecem às tropas blindadas e mecanizadas a possibilidade de treinamento de alto nível, proporcionando melhores condições para o cumprimento da missão de defesa da Pátria.