Rosário do Sul (RS) – No dia 16 de fevereiro de 2023, as margens da BR 290, foi comemorada a Batalha do Passo do Rosário, também conhecida como Batalha de Ituzaingó. Considerado o maior combate ocorrido em solo brasileiro, aconteceu em 20 de fevereiro de 1827. Esse confronto teve início com a revolta das Províncias Unidas do Rio da Prata contra o Império do Brasil, por conta do domínio da Província de Cisplatina.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes na solenidade o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) “Brigada Niederauer”, General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, o Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC), Coronel de Cavalaria Luis Felipe Martins Aguiar, anfitrião do evento, comandantes das Unidades da Guarnição de Santa Maria e Alegrete e autoridades do Município de Rosário do Sul.

Durante a solenidade o Comandante da 6ª Bda Inf Bld, ressaltou “a importância de cultuar a história de nossa Pátria”, e que “um povo que não cultua seus heróis e sua história não sabe para onde vai”.

A Batalha do Passo do Rosário, empresta seu nome ao 4º RCC. No local onde foi travada a batalha, ainda hoje, um memorial marca os 800 mortos e 350 feridos que tombaram no campo de batalha. Os heróis que tombaram em defesa da pátria ajudaram manter a integridade do nosso território e demarcar as fronteiras do sul Brasil.

 

Fonte: Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).