Garanhuns (PE) – A Força-Tarefa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou o exercício de Simulação Virtual para o processo de Certificação da sua Força de Prontidão. O exercício aconteceu entre os dias 7 e 10 de agosto, no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, no contexto da Operação Guararapes 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Exercício de Simulação Virtual, os comandantes de frações realizaram treinamentos e ensaios das ações táticas por meio dos softwares que conferem alto grau de realismo para os militares. O objetivo dessa fase é avaliar o adestramento das equipes envolvidas, considerando suas habilidades e capacidades individuais.

O processo de certificação teve início na semana anterior, com a emissão da Ordem de Operações da 7ª Divisão de Exército (7ª DE) para a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, que após planejar e definir a manobra, emitiu ordens às organizações militares subordinadas. Assim, foram realizadas as simulações das ações de combate e de apoio ao combate nos níveis Unidade e Subunidade, que ocorreu na fase de simulação construtiva.

Estiveram envolvidos na fase da certificação militares do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Fonte: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).