No dia 26 de maio de 2023, a tripulação do Navio-Patrulha ‘Graúna’ (P42) recebeu um chamado de socorro. A missão: encontrar e prestar auxílio à embarcação pesqueira “Batuta IV”, que estava à deriva devido a uma avaria em seu equipamento de rádio.
Encontrando a “Batuta IV”
Graças ao auxílio de seu radar, o ‘Graúna’ conseguiu localizar a embarcação pesqueira no dia seguinte, a 72 milhas do Arquipélago de Fernando de Noronha. Foi estabelecida comunicação e uma equipe do Navio-Patrulha foi enviada para avaliar a situação dos tripulantes. Foi então descoberta a causa da deriva: uma avaria na propulsão que havia ocorrido cinco dias antes do resgate. Os militares a bordo do ‘Graúna’ constataram que o reparo dos motores não seria possível no mar, tornando-se necessário efetuar o reboque da embarcação.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O resgate bem-sucedido
Depois de montar o dispositivo de reboque, a operação de resgate foi iniciada. Com segurança e profissionalismo, a embarcação “Batuta IV” foi rebocada por uma distância de 189 milhas náuticas até o canal de acesso ao Porto de Natal. O reboque foi concluído no dia 28 de maio, quando a “Batuta IV” atracou próximo à Pedra do Rosário, localizada nas imediações do bairro Cidade Alta, em Natal.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395