Barco pesqueiro “Batuta IV" sendo rebocado pelo NPa "Graúna"

No dia 26 de maio de 2023, a tripulação do Navio-Patrulha ‘Graúna’ (P42) recebeu um chamado de socorro. A missão: encontrar e prestar auxílio à embarcação pesqueira “Batuta IV”, que estava à deriva devido a uma avaria em seu equipamento de rádio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Encontrando a “Batuta IV”

foto2 8
Montagem do dispositivo de reboque

Graças ao auxílio de seu radar, o ‘Graúna’ conseguiu localizar a embarcação pesqueira no dia seguinte, a 72 milhas do Arquipélago de Fernando de Noronha. Foi estabelecida comunicação e uma equipe do Navio-Patrulha foi enviada para avaliar a situação dos tripulantes. Foi então descoberta a causa da deriva: uma avaria na propulsão que havia ocorrido cinco dias antes do resgate. Os militares a bordo do ‘Graúna’ constataram que o reparo dos motores não seria possível no mar, tornando-se necessário efetuar o reboque da embarcação.

O resgate bem-sucedido

Depois de montar o dispositivo de reboque, a operação de resgate foi iniciada. Com segurança e profissionalismo, a embarcação “Batuta IV” foi rebocada por uma distância de 189 milhas náuticas até o canal de acesso ao Porto de Natal. O reboque foi concluído no dia 28 de maio, quando a “Batuta IV” atracou próximo à Pedra do Rosário, localizada nas imediações do bairro Cidade Alta, em Natal.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).