binary comment

A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) realizou a Operação Guia no período de 5 a 9 de julho, na região da Serra do Caparaó. O objetivo da atividade foi o adestramento dos Pelotões de Reconhecimento (Pel Rec) dos Batalhões de Infantaria de Montanha. A operação foi desenvolvida em terreno montanhoso, com altitudes que variaram de 1400 m a 2800 m, passando por alguns dos pontos mais altos do Brasil, como o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Pel Rec são importantes sensores de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos (IRVA) da Brigada de Infantaria de Montanha. Durante o exercício, os pelotões foram adestrados em suas diversas capacidades, por meio da resolução de problemas militares simulados que desencadearam missões de reconhecimento e inteligência. A operação contou, ainda, com a participação da Aviação do Exército, importante vetor para as operações em montanha, contribuindo para o adestramento dos Pel Rec em missões de ressuprimento e evacuação de feridos.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).