A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – Escola Marechal Castello Branco – realizará, no período de 15 a 17 de abril do corrente ano, o XX Ciclo de Estudos Estratégicos com o tema “GUERRA DO FUTURO, INOVAÇÃO E INDÚSTRIA DE DEFESA”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Considerando a velocidade das mudanças observadas em todos os cenários geopolíticos (mundial, regional e nacional) e a evolução tecnológica na Arte da Guerra, propõe-se a discussão sobre a preparação político-estratégico e institucional, bem como a capacitação do Exército Brasileiro no contexto da Guerra do Futuro. Para tanto, faz-se necessário uma reflexão sobre a tendência dos cenários geopolíticos que demandarão o emprego da Força Terrestre e o impacto da inovação tecnológica sobre o emprego tático-operacional e, consequentemente, sobre a doutrina militar.

O que se busca discutir é de que forma o Exército Brasileiro deve se preparar para bem cumprir suas missões no contexto futuro dos conflitos armados, diante dos desafios impostos pela condição de uma Nação ainda em desenvolvimento, com gaps tecnológicos e vulnerabilidades no campo da segurança nacional.

Entende-se que a Guerra do Futuro deve ser analisada em três dimensões: político-estratégica, científico-tecnológica e doutrinária.

Neste contexto, o XX Ciclo de Estudos Estratégicos desenvolverá no primeiro dia, uma abordagem da dimensão político-estratégica, no segundo dia discutirá aspectos científicos-tecnológicos, com destaque para a inovação e no último dia do Ciclo tratará sobre aspectos referentes à doutrina de emprego das Forças Armadas.

Este evento é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia e gratuita neste site. O evento não terá submissões de trabalhos.

Mais informações em http://portal.eceme.eb.mil.br

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).