Brigada de Cavalaria homenageia ex-combatente da FEB no aniversário de cem anos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) prestou homenagem, no dia 10 de janeiro de 2022, ao ex-combatente Januário Antunes Maciel, que completou 100 anos de idade. Ele foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB),  que embarcou para Itália em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. A homenagem contou com a presença de familiares e uma representação de militares.

O ex-combatente sul-mato-grossense compôs, à época, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana (MS).  Em terras italianas, ele presenciou momentos memoráveis da FEB. Dois deles foram nas tomadas de Montese e de Monte Castelo, quando o Exército Brasileiro foi glorioso durante o maior conflito armado da história da humanidade.  Atualmente, ele faz parte da Associação dos Veteranos da FEB.

Na homenagem, a Canção do Expedicionário foi executada pela banda de música.

Fonte: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).