Terminou na quinta-feira (13), o 1º Seminário de Tecnologias de Interesse da Defesa: Computação e Comunicação Quântica. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o evento recebeu mais de 3 mil visualizações. As apresentações e debaTes reuniram, virtualmente, militares das três Forças, acadêmicos e representantes da indústria e da sociedade civil. Os participantes discutiram o tema que figura nas políticas de defesa e de segurança das principais potências militares do mundo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20210514_SEMINÁRIO3.JPG

O encerramento do Seminário ficou a cargo do diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) da Pasta, Contra-Almirante Sérgio Lucas da Silva. Ele ressaltou a relevância da Conferência para a obtenção do conhecimento dessa nova tecnologia. “Tenho certeza que nós só ganhamos com a realização de um evento dessa natureza. Nesses dois dias tivemos apresentações que nos permitiram conhecer, de maneira muito didática, um pouco do que consiste a tecnologia quântica e o caráter estratégico dela”, ressaltou.

Para o Secretário da SEPROD, Marcos Rosas Degaut Pontes, o Seminário foi um marco. “Tivemos participação significativa, com cerca de 3 mil visualizações e, parte do sucesso, se deve ao alto nível de conhecimento, da excelência dos palestrantes e ao apoio maciço da academia, das instituições militares e do setor privado”, destacou.

Degaut disse ainda que o evento foi muito importante para permitir que diferentes setores iniciassem um alinhamento de percepções e perspectivas acerca do tema. “A partir do que foi apresentado, pudemos verificar não só quais são os usos da comunicação e da computação quântica aplicados no mundo, mas também como nos posicionamos em relação a isso, em que situação estamos e o que falta para nos igualarmos aos países mais avançados”, completou.

20210514_SEMINÁRIO2.JPG

Programação final
A programação da quinta-feira seguiu o mesmo formato do primeiro dia: dois blocos, com três painéis cada. Na primeira palestra, o Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército, General de Divisão Engenheiro Militar Eduardo Wolski, dissertou sobre a “Computação e a Comunicação Quântica como Iniciativa Estratégica em prol da Defesa”.

Na continuação, o CEO da empresa Quanby Computação Quântica, Walmoli Gerber Junior, falou sobre as “Perspectivas de Mercado da Computação Quântica e os Impactos na Competitividade Mundial”. Em seguida, o Professor Guilherme Frazão, do Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tratou de “Redes de Comunicação Quântica”.

20210514_SEMINÁRIO1.JPG

À tarde, as palestras prosseguiram com a apresentação do Professor Paulo Nussenzveig, do Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz da Universidade de São Paulo, que expôs o trabalho desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo em Tecnologia de Informação Quântica.

O evento seguiu com o tema “Cooperação Internacional para Desenvolvimento e Produção”, explanado pelo coordenador do Laboratório de High Performance Computing, do SENAI. Por fim, o Coronel Engenheiro da Aeronáutica, Fabio Andrade de Almeida, do Instituto de Estudos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, apresentou o “Sistema de Informação Seguro para o Setor Aeroespacial”.

Como no primeiro dia do evento, ao final de cada bloco os participantes debateram com os participantes os temas abordados por 30 minutos.

Foto: divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).