Na madrugada do dia 26 de janeiro, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Regimento Guararapes” realizou o exercício de acionamento do plano de chamada de todo o seu efetivo e, na sequência, desencadeou a Operação Alvorada II.

A Operação Alvorada II constou de um apronto operacional e de um exercício no terreno, com ênfase nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO), que ocorreu na área patrimonial da unidade. Foram realizadas as seguintes atividades: patrulhamento ostensivo a pé e motorizado; Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE); e Posto de Segurança Estático (PSE), além de instruções de técnica de material com o fuzil IA2; exploração rádio; e maneabilidade de grupo de combate.

O exercício teve como finalidades testar o nível de prontidão da tropa, verificar o apronto operacional da subunidade de força de prontidão (Su ForPron) e elevar o nível de operacionalidade da organização militar, reforçando as diretrizes do Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Francisco Barreto de Menezes”, certificada recentemente como Força de Prontidão, no contexto do Sistema de Prontidão da Força Terrestre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 14º BI Mtz

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).