São Vicente (SP) – No período de 17 a 21 de outubro, 101 militares do 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), entre eles todo o efetivo da Banda de Música e todos os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, realizaram o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel (EBCA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este foi o quarto Estágio realizado pelos militares do 2º BIL no corrente ano, o que permitiu ao batalhão capacitar e qualificar 386 combatentes aeromóveis, o equivalente a 61% do seu efetivo.

O EBCA tem como objetivo ensinar e desenvolver as táticas e técnicas da utilização de helicópteros em operações militares e os atributos básicos da área afetiva, como espírito de corpo, rusticidade e combatividade, além de fortalecer a mística da tropa Aeromóvel.

A qualificação é parte da formação e adestramento dos integrantes do 2º BIL, uma vez que o batalhão tornou-se, em 2022, uma Unidade Aeromóvel, passando a ser uma das forças estratégicas do Exército Brasileiro, com subordinação direta à 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).

Fonte: 2º Batalhão de Infantaria Leve

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).