Simulador de Voo das Aeronaves SH-16 Seahawk

O Setor do Material da Marinha transferiu, em 9 de novembro, para o Setor Operativo o Simulador de Voo das Aeronaves SH-16 Seahawk, concluindo a última entrega dentro do Programa Helicóptero Multi-Emprego (HME) da Marinha do Brasil (MB), que foi iniciado em 2008 com a assinatura do contrato LOA BR-P-SDE, firmado entre a MB e o Programa Foreign Military Sales (FMS) da US Navy. O escopo do programa foi a aquisição de seis aeronaves Seahawk fabricadas pela empresa Sikorsky Aircraft Corporation e um simulador de voo fabricado pela empresa CAE USA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O simulador, que foi instalado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do Amaral Oliveira, promoverá o incremento da capacitação das equipagens operativas das ANV SH-16 em voos de qualificação básica, procedimentos de emergência, voos por instrumento, pouso a bordo, táticas de guerra Antissubmarino e de Antissuperfície, lançamento de armamentos, voos assistidos por óculos de visão noturna (OVN) e Gerenciamento de Risco na Cabine (CRM).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).