Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No Rio de Janeiro, o 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) conduziu um treinamento setorial de nível intermediário para oficiais e sargentos. O objetivo era padronizar os conhecimentos de defesa contra armas não convencionais. Esses militares são integrantes dos pelotões DQBRN, que funcionam como a força de resposta inicial dos comandos militares de área em casos envolvendo armas químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares.
Capacitação Teórica e Prática
Durante o treinamento, os militares receberam instruções teóricas e práticas sobre como responder rapidamente a esses tipos de ataques. Eles aprimoraram as técnicas de uso e manutenção de equipamento especializado para detecção química e radiológica, além das técnicas relacionadas à operação de um Posto de Descontaminação Total, que é utilizado para atender a um grande número de vítimas em caso de ataque.
Exercício Final e Conclusão do Treinamento
O treinamento foi concluído com um grande exercício de resposta a uma emergência química, biológica, radiológica e nuclear, realizado em nível de pelotão. Todo o treinamento foi concluído com sucesso pela equipe, que agora está pronta para guarnecer as estruturas de resposta rápida DQBRN em várias regiões do Brasil.
Coordenação e Apoio
Os treinamentos foram coordenados pelo Comando de Operações Terrestres e realizados com o apoio do Comando Militar do Leste.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395