Alunos recebem adestramento sobre utilização de maca rígida

A Base Naval de Aratu (BNA) realizou, em 17 de maio, o treinamento de salvamento aquático para os alunos do Curso Expedito de Natação de Resgate Classe B (C-Exp-NatRes-B). As aulas ocorreram na prainha da Capitania dos Portos da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram realizadas simulações envolvendo técnicas de condução e salvamento com motoaquática, salvamento com equipamentos de flutuação, nado de aproximação, remoção da vítima utilizando maca rígida, avaliação da classificação dos graus de afogamento e noções de primeiros socorros.

O exercício, conduzido pelos mergulhadores da BNA, contou com a participação do 13º Grupamento de Bombeiros Militares (GMAR) e contribuiu para a qualificação dos militares na atuação de atividades envolvendo resgate no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).