BAE Systems manterá seu papel principal no apoio à Marinha Real Britânica na Base Naval de Portsmouth, com a empresa garantindo dois contratos como parte da licitação do Programa de Apoio Marítimo Futuro (FMSP) do Ministério da Defesa (MOD) da Inglaterra. Os contratos, no valor de até £ 1,3 bilhão em cinco anos, terão início em 1º de outubro de 2021 após um período de transição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A BAE Systems continuará a fornecer gerenciamento de ativos de navios, reparo e manutenção para toda a flotilha de Portsmouth sob um contrato de £ 900 milhões. A empresa também estabelecerá uma Joint Venture com a KBR para fornecer gerenciamento de instalações baseado em tecnologia e dados e serviços nas docas na base, sob um contrato de £ 365 milhões. A joint venture – a ser chamada de KBS Maritime – combinará a experiência da KBR como líder global no gerenciamento de ativos de infraestrutura e mercado de serviços, com a experiência e capacidade da BAE Systems na Base Naval de Portsmouth.

Segundo, David Mitchard, Diretor Administrativo do negócio de Serviços Marítimos da BAE Systems “esses novos contratos nos permitirão continuar nosso papel vital no apoio à Marinha Real, no país e no exterior, com base em nossa longa história de entrega, investimento e colaboração em Base Naval de Portsmouth”.

Trabalhando com nosso cliente, estamos orgulhosos dos ajustes que fizemos na base, entregando melhorias significativas na infraestrutura e reduzindo as emissões de carbono em 65%. Estamos entusiasmados com a oportunidade de continuar a contribuir com a transformação junto com a KBR e outros novos provedores de serviços para apoiar a Marinha Real em Portsmouth, mitigando o impacto ambiental das operações, enquanto mantém resultados militares críticos”, completa David.

O primeiro dos contratos FMSP garantidos pela BAE Systems (Entrega e gerenciamento de navios) cobre o Class Output Management (estratégia), Design Services (planejamento técnico e projeto) e Ship Engineering (manutenção, reparo e atualização).

O segundo contrato (Hard Facilities Management & Alongside Services) corresponde à gestão estratégica de bens, o desenvolvimento de programas de infraestrutura e entrega e fornecimento de operações, manutenção e serviços paralelos. A KBS Maritime desenvolverá ainda mais a infraestrutura da base de Portsmouth, garantindo o investimento na comunidade local e garantindo o apoio à frota naval líder mundial e adequado para a Marinha Real e o Reino Unido.

A BAE Systems e suas empresas legadas têm uma herança orgulhosa de apoiar a Marinha Real na Base Naval de Portsmouth por mais de 20 anos, com os últimos sete anos entregando com sucesso a Estrutura de Entrega de Apoio Marítimo (MSDF) como parte da Equipe Portsmouth. Sob este contrato, a BAE Systems administrou toda a propriedade da Base Naval de Portsmouth e apoiou a flotilha baseada em Portsmouth.

Além de melhorar a entrega de navios, e por meio de uma parceria de sucesso com o MOD, a BAE Systems ajudou a realizar uma série de melhorias importantes para a base do MSDF. Isso inclui um Centro de Especialização para Porta-aviões, grandes reformas nas docas 14 e 15 e a criação de uma nova eclusa D.

A empresa também ajudou a reduzir as emissões de carbono de aproximadamente 100.000 toneladas para 35.000 toneladas por ano nos últimos 15 anos, apoiada pela criação de uma usina combinada de calor e energia (CHP) de última geração para fornecer energia às aeronaves Transportadores e introdução de veículos elétricos na base. A empresa também ajudou o cliente a desenvolver seu perfil de carbono e roteiro para a Base Naval de Portsmouth, e apoiará a implementação do roteiro para atingir as metas líquidas de zero do MOD até 2050.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).