Com destaque no esporte brasileiro, o Terceiro-Sargento André Stein, atleta do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), e seu parceiro de dupla, George Wanderley, ascenderam ao pódio neste domingo (18). A dupla conquistou a medalha de prata no disputado Circuito Mundial de Vôlei de Praia Elite PRO-16 realizado em Jurmala, na Letônia, consolidando a presença do Brasil nas principais competições internacionais de vôlei de praia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Final Contra a Austrália

WhatsApp Image 2023 06 18 at 17.04.35

A disputa da medalha de ouro foi acirrada contra a dupla australiana formada por Hodges e Shubert. No primeiro set, a dupla brasileira mostrou superioridade e venceu com uma grande diferença de pontos, fechando em 21×10. Entretanto, nos sets seguintes, a dupla australiana conseguiu reverter o jogo e superou a dupla brasileira, fechando os sets em 16×21 e 12×15.

Posição no Ranking Mundial

Com o resultado na Letônia, a dupla brasileira, que ocupa atualmente a 7ª posição no ranking mundial, soma pontos de grande importância. A conquista da medalha de prata no Circuito Mundial de Vôlei de Praia contribui de maneira significativa para a escalada da dupla no ranking, uma vez que as 17 melhores duplas do mundo garantirão vaga para a Olimpíada de Paris em 2024.

Expectativas para Paris 2024

O desempenho de Stein e Wanderley na Letônia aumenta as expectativas para sua participação nos próximos Jogos Olímpicos. Seu sucesso no Circuito Mundial demonstra não apenas a habilidade individual de cada atleta, mas também a força e a coordenação da dupla como um todo. O Brasil, já tradicional no vôlei de praia, pode ter grandes esperanças na dupla para o desafio olímpico em Paris.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).