Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A cooperação entre nações é fundamental para fortalecer laços e compartilhar conhecimentos. No próximo dia 23 de outubro de 2023, a Aviação do Exército Brasileiro dará início a uma missão conjunta com o Exército dos Estados Unidos da América. Este exercício, denominado CORE 23, é uma manifestação prática do Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, estabelecido entre Brasil e EUA em 2015. O objetivo? Unir forças, experiências e capacidades para enfrentar desafios comuns em um treinamento conjunto.
Rumo à Amazônia Oriental
A operação contará com a participação de 11 aeronaves e 108 militares da Aviação do Exército, que se deslocarão para a Amazônia Oriental. As cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Oiapoque (AP) e o Distrito de Clevelândia do Norte (AP) serão os palcos dessa grande operação. Os helicópteros, modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx, partirão de Taubaté (SP) entre os dias 23 e 26 de outubro.
Missões e Atividades
Durante o exercício, a Aviação do Exército Brasileiro terá diversas responsabilidades, como o transporte de tropas brasileiras e americanas, assalto aeromóvel, transporte de carga externa e salto livre operacional. A operação se estenderá até 16 de novembro, envolvendo mais de 3500 militares. Vale destacar que esta é a primeira vez que a Operação Core acontece na Amazônia Oriental. Em 2021, a CORE 21 ocorreu no Vale do Paraíba, Resende (RJ) e outras cidades fluminenses, contando também com a participação das tropas americanas.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395