No dia 28 de abril, o Assessor Militar Brasileiro junto à Academia Militar de West Point, Tenente-Coronel André Luiz de Melo Franco, participou, como convidado da reitora da Academia Militar de West Point, do Painel Acadêmico “Pesquisa em um mundo conectado”. A participação fez parte da abertura do dia de apresentações de projetos de final de curso daquela academia militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 5

O assessor militar abordou o tema “O oficial de intercâmbio da Academia Militar: conectando aliados e acadêmicos”, enfatizando a importância da compreensão do histórico das relações bilaterais entre os Exércitos Brasileiro e dos Estados Unidos. Ele destacou o estreitamento dessas relações durante a participação da Força Expedicionária Brasileira junto ao Exército dos EUA na II Guerra Mundial com a finalidade de libertar o norte da Itália do domínio nazifascista.

Além disso, foi abordado o trabalho realizado no sentido de fortalecer oportunidades de intercâmbios e experiências interculturais entre cadetes de West Point e oficiais e cadetes brasileiros, utilizando-se de atividades culturais nos dois países e atividades de instrução, bem como das ferramentas virtuais atualmente disponíveis.

O vídeo completo da apresentação encontra-se disponível neste link, dentro do canal oficial da Academia Militar de West Point.

A Academia Militar de West Point é uma das instituições que forma oficiais combatentes de carreira para o Exército dos Estados Unidos e possui, atualmente, dois oficiais do Exército Brasileiro atuando como instrutores em um programa de intercâmbio de pessoal militar.

Fonte: Assessor Militar Brasileiro junto à Academia Militar de West Point
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).