O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) teve a honra de receber, no dia 16 de junho, uma delegação especial: cinco Aspirantes da prestigiada US Naval Academy. Eles foram acompanhados pelo instrutor de navegação da Academia, o Capitão de Corveta Danilo Ferreira da Cunha. O grupo foi recebido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, tendo a oportunidade de conhecer as instalações das Organizações Militares na área de jurisdição do Com2ºDN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Imersão em Atividades Navais na Capitania dos Portos da Bahia

No decorrer da visita, os Aspirantes tiveram a chance de conhecer o Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). Neste local, eles puderam acompanhar a movimentação dos navios mercantes que acessam a Baía de Todos os Santos (BTS) e observar o serviço de monitoramento das condições meteoceanográficas. Além disso, foi proporcionada uma experiência prática com um embarque em lancha da CPBA na BTS para demonstrar a atividade de Inspeção Naval.

Aprendendo sobre a Guerra de Minas e Visita ao Navio-Varredor “Atalaia”

Na mesma data, os visitantes foram ao Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar), onde assistiram a uma apresentação sobre a Guerra de Minas. Em seguida, visitaram o Navio-Varredor “Atalaia”, onde puderam examinar de perto os equipamentos e dispositivos de varredura mecânica e de influência acústica e magnética.

Conhecendo o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e o Grupamento de Patrulha Naval do Leste

Os Aspirantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer as instalações do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) e do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL).

A visita desses Aspirantes da US Naval Academy ao 2º Distrito Naval fortalece a colaboração entre as forças navais do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências, além de reforçar os laços de camaradagem e respeito mútuo entre os dois países.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).