Aspirantes realizam adestramento

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” realizou, no período de 13 de janeiro a 3 de fevereiro, uma viagem de instrução marinheira, em proveito da formação de Aspirantes dos 2º e 4º anos da Escola Naval.

Na comissão, os 12 aspirantes do sexo masculino e as seis do sexo feminino foram divididos em grupos para participar das manobras de vela, da equipe de navegação, de adestramentos de controle de avarias e das fainas de manutenção e administração do navio. Foram também incumbidos da condução do cerimonial à Bandeira, de briefing de navegação e painel sobre o Porto de Vitória, onde atracou de 20 a 25 de janeiro.

Os futuros oficiais vivenciaram distintas situações a bordo, como fortes ventos, contra e a favor da trajetória do navio, mares revoltos e calmarias, e aprenderam como as dificuldades enfrentadas pela tripulação forjam o verdadeiro marinheiro.

Desde os preparativos para a comissão, foram adotados todos os procedimentos previstos nos protocolos sanitários exigidos para se contrapor à ameaça epidemiológica representada pelo novo coronavírus.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui