O Sistema Colégio Militar do Brasil celebra um grande feito com a conquista das primeiras colocações no Exame Intelectual do Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) de 2023. João Pedro Passos Hoffmann, do Colégio Militar de Porto Alegre, alcançou a 1ª colocação geral, enquanto Ana Beatriz Guedes Melo, do Colégio Militar do Rio de Janeiro, obteve a 1ª posição entre as candidatas femininas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trajetórias Inspiradoras dos Alunos Hoffmann e Beatriz

Hoffmann, um estudante com um histórico exemplar, participou de todos os concursos militares para oficial em 2023, atingindo resultados impressionantes que refletem a qualidade do ensino oferecido pelos Colégios Militares. Ana Beatriz, por sua vez, realizou o sonho de entrar na EsPCEx após anos de dedicação e estudo intensivo, inspirada pela carreira militar de seu avô e pelos valores do militarismo, como hierarquia, disciplina e camaradagem.

A Cultura da Disciplina Como Fator de Sucesso

Ambos os alunos enfatizaram a importância da disciplina cultivada durante seus estudos nos Colégios Militares. Para Ana Beatriz, em particular, a disciplina foi um fator decisivo para sua classificação no concurso. Ela também expressou sua gratidão pelos ensinamentos recebidos, que foram fundamentais para sua formação acadêmica e pessoal.

O Futuro Brilhante dos Jovens Talentos

Com 54 alunos dos Colégios Militares aprovados no concurso, 16 dos quais classificados para as fases seguintes, este resultado é um testemunho do compromisso dessas instituições com a excelência educacional. As expectativas são altas para esses jovens talentos que aspiram a carreiras promissoras no Exército Brasileiro, onde planejam continuar dando o seu melhor e honrando a Força.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).